quinta-feira, junho 27, 2013

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL




DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL 

A Técnica da Drenagem Linfática Manual foi desenvolvida pelo casal Dinamarquês Dr. Emil Vodder e a sua mulher Dr. Estrid. Foram os pioneiros nesta especialidade da medicina chamada na década de 30 de "linfologia". Enquanto trabalhavam na Riviera Francesa a tratar pacientes com gripes crónicas, notaram que estes pacientes tinham os gânglios linfáticos inchados.Executando movimentos suaves e monótonos de rotação nas cadeias ganglionares do pescoço encontravam alguma recuperação. 
Em 1936, Dr. Vodder apresentou resultados de suas investigações na exposição de saúde Sauté e Beauté, em Paris e continuou os seus trabalhos e publicações sobre o Sistema Linfático, regressando em 1942 a Copenhaga para fundar o Instituto de Linfo drenagem, que dirigiu durante 25 anos.
Em 1968, cria-se a Federação Alemã para a Drenagem Linfática Manual segundo o Dr.Vodder.
Em 1981, é reconhecida a Drenagem Linfática Manual como terapia.

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapêutica, estudada cientificamente para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral.
É uma forma não invasiva para remover o excesso de líquidos e toxinas mais rapidamente.

·         Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pós-traumáticos, linfo edema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das principais indicações desta terapia.
·         É o antídoto perfeito para o inchaço associado à gravidez pois o tratamento não é invasivo e não proporciona a circulação das toxinas, pois estas são dirigidas pelo canal linfático e expelidas através dos gânglios linfáticos.
·         Os efeitos causados sobre o sistema nervoso fazem deste, um dos tratamentos mais relaxantes disponíveis. Perfeito para o stress e controle da dor.
·         DLM no pós-operatório é comum no campo da cirurgia plástica. Normalmente são sugeridos tratamentos diários DLM para reduzir o inchaço e hematomas, acelerando a cura e acalmando a dor do paciente.
·         Velhas cicatrizes podem ser muito melhoradas com DLM - normalizando a cor e prevenindo a formação de cicatrizes feias.
·        
A lista de indicações é longa ea acção terapêutica cobre todo o corpo com movimentos específicos para cada situação.

O método praticado segue as vias linfáticas, com movimentos suaves e de pressão variada, crescente e decrescente, havendo um aumento do fluxo linfático, otimizando as defesas imunológicas do organismo, amenizando edemas e proporcionando relaxamento.
Estas técnicas são ensinadas na sua forma inalterada até hoje sendo o padrão e a base para a drenagem linfática manual.

Tal como Emil Vodder disse: " O nosso tratamento terapêutico produz frequentemente rápidos e surpreendentes resultados. Os efeitos positivos eram sempre obtidos se os movimentos fossem aplicados correctamente de forma lenta e ritmada – estivéssemos nós a tratar pacientes para rejuvenescimento da pele, hematomas causados por acidentes, eczemas, varizes ou úlceras nas pernas.”